sábado, 28 de setembro de 2013

A marca do seu dono - Tatoo - tatuagem

Tatuagens: retrocesso da civilização



Quando, nos bancos escolares, estudamos a situação de nossos índios no estágio primitivo de sua barbárie, concluíamos com razão que os missionários católicos, que aqui vieram catequizá-los chamando-os para o dom supremo da fé, prestavam ao mesmo tempo o inestimável serviço de civilizá-los.
Hoje, as escolas influenciadas por certa ideologia “progressista” vêem nos índios um padrão de civilização “ecologicamente correto”, que devemos manter e até imitar. Assim, em vez de civilizar os índios, segundo tal ideologia devemos preservar sua “cultura” — seus costumes, suas tradições, sua religião, sua “sabedoria” milenar, sua pajelança, etc. — e, de forma alguma, incutir-lhes os princípios e costumes da nossa civilização de tipo europeu. Sobretudo não devemos evangelizá-los, nem atraí-los à fé e à pertencença à Santa Igreja.
Assim, em vez de civilizarmos os índios, eles é que devem “civilizar-nos”!
O leitor encontrará uma substanciosa descrição desse estranhíssimo fenômeno cultural no livro Tribalismo indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI, de autoria do consagrado líder católico brasileiro Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (Editora Vera Cruz, São Paulo, 1977 — ou no site www.pliniocorreadeoliveira.info/livros.asp ).
Não admira, pois, que aquilo que antes víamos como sintoma de barbárie seja hoje considerado sinal de “progresso” por muitos, como as tatuagens de que fala nosso missivista.
Assim, as tatuagens, tão em voga entre os índios, e que tanto horrorizavam as pessoas anos atrás, estão agora em alta, a ponto de o próprio missivista sentir que, se fizesse qualquer observação contra elas, a jovem provavelmente não lhe daria ouvidos. O que não impede, aliás, que a pudesse ter feito, de um modo firme mas cordato, pois pelo menos incutiria nela a noção de que seus modos foram rejeitados. Isto trabalharia no fundo da consciência dela para que, num momento futuro, bafejada pela graça, ela pudesse dar-se conta do ato desordenado que praticou.

O fenômeno se apresenta hoje de modo tão avassalador, no conjunto da sociedade, que o presente deslizar em direção ao estado primitivo indígena parece não ter retorno. Dir-se-ia que, sem uma intervenção extraordinária da Providência — que nunca abandona aqueles que Lhe são fiéis — esta batalha está humanamente perdida de momento, pelos que amam a Civilização Cristã. Entretanto, Nossa Senhora anunciou precisamente em Fátima que, após provações apocalípticas, a Providência cortaria o passo ao desvario do mundo moderno.
Deixando de lado, portanto, os aspectos médicos das tatuagens, que comportam riscos mais ou menos evidentes, mas que escapam à nossa formação e missão sacerdotal, atraímos a atenção do leitor para o aspecto cultural, que está mais no campo de atuação da Igreja. E a constatação é realmente pasmosa: estamos diante de um recuo civilizador simplesmente fenomenal!
Recuo/retrocesso, aliás, que não se dá apenas no tema das tatuagens, mas também no das modas e costumes em geral. E assim assistimos a uma marcha batida em direção ao nudismo — outra característica dos indígenas, outrora objeto de nossa condenação. Dos trajes nas ruas, não há o que comentar, pois estão à vista de todos. Não é, porém, sem estarrecimento que verificamos que, nas homilias das Missas, sacerdotes não ousam dizer nenhuma palavra de advertência para as pessoas que se apresentam desse modo, indigno até para adentrar a Igreja, quanto mais para receber a sagrada Comunhão!


O estranho culto sugerido pelas tatuagens

O missivista se alarmou, com razão, em relação ao fato de que as tatuagens não são anódinas, do ponto de vista ideológico e religioso, mas podem ser interpretadas como culto a divindades pagãs. O que é especialmente grave quando se tem em vista, como diz o livro dos Salmos, que “omnes dii gentium daemonia” (todos os deuses dos gentios são demônios — Ps 95, 5).






Mas, como sempre se entendeu nos meios católicos, se alguém alega não acreditar nos demônios, mas faz uma tatuagem de uma representação deles no seu braço ou nas suas costas, por achar engraçado ou por qualquer outra razão, de alguma forma confere ao demônio algum poder de atuar sobre ele. 
Como também, a contrario sensu, quem tem o hábito de portar no pescoço uma Medalha de Nossa Senhora ou o escapulário atrai a proteção de Nossa Senhora sobre si, ainda que, andando distraidamente, não pense na Mãe de Deus!
Assim, ao mandar tatuar no corpo o desenho de uma mandala — um diagrama composto de círculos e quadrados concêntricos que, no tantrismo, representam o mundo — quem o faz está prestando um ato de vassalagem, mesmo que não o saiba, a essa religião sincrética derivada do hinduísmo, do budismo e outros cultos populares pagãos, caracterizada pela magia e ocultismo, associado à adoração dos ídolos e da prática iogue. Portanto, a tudo quanto um católico não pode de forma alguma se associar.
O missivista faz bem de não querer essa “improbidade” para seus filhos. Que Nossa Senhora o ajude nesse justo desígnio, e para tal é muito recomendável a Medalha Milagrosa, da qual há pouco falamos, que representa Nossa Senhora Imaculada esmagando com seus pés a serpente infernal.
fonte: Revista Catolicismo
**********************************************************************************************
Fico ainda mais estarrecido, que quem se deixa marcar o seu corpo, confere ao símbolo (neste caso a tatuagem) um sinal a quem pertence.
Se você é cristão e tem uma tatuagem saiba que, por menor que seja, ou quão "inocente" seja sua aparência (como por exemplo uma flor ou nome) ela é uma porta de entrada para o demônio entrar e sair do seu corpo. Pois você ao desobedecer a DEUS, passa a dar direito ao demônio para fazer isso. 
Existem várias técnicas hoje em dia para remoção de tatuagem e o fato de marcar o seu corpo com tatuagem é um delito grave pela Sagrada Escritura



Como diz São Paulo Apóstolo em sua primeira carta aos coríntios:

"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom Preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Cor 6,19,20)

Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo:"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Cor 10,23).

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos adapteis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12,1,2)





JESUS nos fala sobre a marca da besta.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O mundo corre perigo - ao forjarem as Leis de DEUS com o novo catecismo.

Mensagem recebida pelo Confidente Católico Bento da Conceição –Taquaras – Balneário Camboriú – Santa Catarina – Brasil. Informações fone- fax: (0xx47) 3367-7110 ou (0xx47) 9234-1114 (Vivo) ou (0xx47) 9112-8000 (Tim) ou (0xx47) 3360-7167

O mundo corre perigo

14/10/2000


      Sempre que Meu Santo Nome for pronunciado, não deixai que alguém possa vir modificar as Minhas leis, pois elas são vidas. São leis que jamais um homem sequer poderá mudá-las. Quanto aos Meus ensinamentos, este sim, que é João Paulo II, pode e deve ensiná-los, pois cabe a ele guiar Meu rebanho, e não os falsos pastores. Esses, que vem se chegando nos últimos tempos, são roubadores de Minhas ovelhas. Disfarçados vêm se chegando como uns cordeiros mansos, mas não são, pois por dentro são verdadeiros lobos.
      Filhos de Israel! Levantai vossa cabeça, porque o tempo das nações pagãs aos poucos vem chegando (Lc. 21,24). É preciso, Minha Terra Natal, que, primeiro teu povo baixe a cabeça, e depois, então, olhe para o alto e diga-Me: 'Senhor! O que queres que nós façamos?' E Eu vos direi: "Que sejam assim como fui nos Meus tempos. Um exemplo a vós deixei".
      Todos aqueles que vierem ferir alguém com suas espadas, com elas serão feridos. Tirei a espada da mão de Pedro e mandei que não fizeste isto. Então, entreguei-Me nas mãos dos carrascos por amor a vocês. Agora, pelo mundo inteiro venho a vós pedir: Se não olhardes os vossos erros, podereis perder até a última coisa que vos resta, que é a alma. Sim, como posso te perdoar, Jerusalém, se pisoteias as pessoas inocentes? O inimigo quer tomar esse lugar à força e nenhum membro de Minha Igreja lembra desta profecia: "Virão dias que não ficará pedra sobre pedra" (Lc. 21,6).
      O mundo corre perigo. As nações começam a intervir. Daí sairá, Minha Jerusalém, a fumaça que matará milhões de pessoas. Porque, os países que têm armas químicas, as usarão; uns a favor de Israel, e outros contra Jerusalém. Mas, sozinhos não ficarão, porque tem quem possa dar apoio. Inglaterra, Suíça, França e Estados Unidos procurarão defender tudo isto que vem ocorrendo, mas os países árabes, os maiores produtores de petróleo, farão de tudo para se defender, porque eles precisam de alimentos, e suas terras não são produtivas. Os conflitos entre um povo de Minha Pátria, isto eles não entendem; só querem justiça, mas não seguem o Meu exemplo. Então, serão massacrados. Das leis que Meus Profetas escreveram e depois Meus Apóstolos, prestes está a se cumprir tudo. As nações, muitas irão se envolver nesta guerra, mas defenderei apenas alguns países que procuram dar-Me ouvido. O Meu povo, esses que vêm Me obedecendo, a eles darei tudo que for necessário para que, quando chegar a Minha hora, possa encontrá-los vivos conforme está escrito na Sagrada Escritura.
      Injustiça, fome, miséria, ódio, e por fim a morte, tudo isto deixará de existir totalmente, pois serei Eu somente que passarei a tomar conta (Apoc. 21,1-4).

Jesus

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Igreja Católica - e o caso Galileu



Segue um excelente vídeo de um ótimo professor de universidade Católica sobre uma das maiores fraudes e ataques caluniosos - de senso comum hoje infelizmente - de que a Igreja era contra a ciência e o conhecimento.


Senso este alimentado e 'in-culturado' de forma decisiva com o filme "O nome da rosa" de 1986, 
pois a grande massa prefere filmes a bibliografias.




Vale a pena conferir!










segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Detenham os terroristas




"Estamos dispostos a continuar sofrendo, a perder nossas igrejas, casas e até nossas vidas para salvar o Egito em favor de cristãos e muçulmanos. Necessitamos da oração de todos para solucionar nossos problemas. É o futuro de nossos filhos que está em jogo aqui, para que bons cristãos e muçulmanos possam conviver em paz." Dom Joannes Zakaria
Governos do Ocidente foram alvos das críticas de um dos principais líderes religiosos egípcios, o Bispo Católico Copta, Kyrilos William, que fez um convite para que todo o povo do Egito coopere com o novo regime, a fim de desarticular os extremistas responsáveis por uma onda de terrorismo que já ocasionou atentados contra quase 80 igrejas e outros centros cristãos coptas.
Dom Kyrillos William Samaan, Bispo Católico Copta de Assiut, declarou que muitos cristãos, principalmente na região mais afetada, a província de Minya (no Alto Egito), não se atrevem a sair de suas casas depois de 48 horas de fúria anticristã na última semana, provocada pelos simpatizantes do Presidente deposto Mohamed Mursi.
O Bispo Kyrillos reagiu assim às informações enviadas por outro Bispo Católico Copta, Dom Joannes Zakaria, que descreveu como foi “salvo” pela polícia. Esta impediu que os islamitas incendiassem sua casa em Luxor durante as violentas manifestações, que levou as comunidades cristãs desta região — incluindo o Bispo, sacerdotes, religiosas e leigos — a se trancarem dentro de suas casas.
O Bispo Kyrillos explica como, desde a terça-feira passada, 13 de agosto, cerca de 80 igrejas, conventos, escolas, clínicas e outros lugares cristãos foram atingidos pelos radicais islâmicos; ademais, o Bispo criticou o Ocidente por não reconhecer a magnitude dos ataques a comunidades inocentes por parte de membros da Irmandade Muçulmana, que reivindicam a volta do presidente Mursi e uma constituição baseada no islamismo extremista.
Em uma entrevista à associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) o Bispo Kyrillos declarou: "Os governos ocidentais falam de direitos humanos. E é verdade, estes grupos têm direito a se manifestar, mas não com armas. Os governos ocidentais não enxergam a realidade do que está acontecendo aqui. Um grupo de terroristas está usando armas contra nós. (Os governos ocidentais) não deveriam apoiá-los".
Seus comentários vêm à luz junto de uma declaração emitida pelo Patriarca Católico Copta de Alexandria, o Bispo Ibrahim Sidrak, nesta segunda-feira, 19 de agosto, na qual este expressava, falando pelos cristãos do seu patriarcado, “nosso apoio livre, forte e consciente a todas as instituições do Estado, particularmente às Forças Armadas e à polícia em todos seus esforços para proteger nosso país”.
Tanto ele como o Bispo Kyrillos destacaram que muitos muçulmanos defenderam, 'ombro a ombro' com os cristãos, as Igrejas e outros edifícios coptas contra os ataques dos radicais islâmicos.
"Os membros de nossa comunidade têm um contato estreito com os muçulmanos 'normais', os muçulmanos moderados. Quando os fundamentalistas vieram atacar os cristãos da cidade antiga (referindo-se a Assiut), os muçulmanos os expulsaram com armas. Em outras cidades, cristãos e muçulmanos se uniram para proteger as igrejas passando o dia inteiro junto a elas".
Todos os bispos fizeram um apelo à oração pela situação de todo o povo egípcio e pelos cristãos.
Em uma mensagem a Neville Kyrke-Smith, Diretor nacional da AIS no Reino Unido, o Bispo Zakaria escreveu: "Estamos dispostos a continuar sofrendo, a perder nossas igrejas, casas e até nossas vidas para salvar o Egito em favor de cristãos e muçulmanos. Necessitamos da oração de todos para solucionar nossos problemas. É o futuro de nossos filhos que está em jogo aqui, para que bons cristãos e muçulmanos possam conviver em paz".




Na Síria a situação não é muito diferente;








Na África

Mais de 3.500 casas incendiadas e milhares de refugiados

Mais de 3.500 casas incendiadas e milhares de refugiados

Pe. Aurelio Gazzera, missionário na República Centro-Africana falou à “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) da dramática situação na diocese de Bouar, ao norte do país. “Durante os últimos dias os acontecimentos se aceleraram e a agressividade dos rebeldes cresceu”, disse o carmelita italiano. Recentemente, mais de 3.500 casas foram incendiadas apenas no povoado de Bohong. Segundo Pe. Gazzera, foram vistas “cenas apocalípticas”, com numerosos mortos, cujos cadáveres ainda continuam nas ruas.
Desde agosto, chegaram a Bozoum — onde se encontra uma das cinco missões dos carmelitas — 6.500 refugiados de outros pontos do país marcados pelo conflito armado e atentados. Milhares e milhares de pessoas estão fugindo. Muitos deles estão escondidos na selva, por medo dos rebeldes, refere o sacerdote. “Estão completamente traumatizados e perderam tudo”, diz.

Em várias regiões vizinhas à cidade de Bossangoa ocorreram sangrentos conflitos durante os últimos dias, nos quais morreram pelo menos 60 pessoas. Mais de 30.000 pessoas — aproximadamente 80% da população local — fugiram. “A situação é confusa: por um lado se diz que os partidários do ex-presidente Bozize combateram contra o grupo rebelde Séléka; por outro lado, uma testemunha ocular — fugida a pé de Bossangoa a Bozoum — comentou que tudo começou quando o Séléka (cujo líder, Michel Djotodi, é o atual autoproclamado presidente do país) lutou contra os jovens dessa população”, expõe Gazzera. 

Trata-se de uma “mistura altamente perigosa de diferentes grupos armados e uma crescente provocação à violência por parte dos rebeldes do Séléka”, que em março deste ano tomou o poder no país.

O missionário, que desempenha seu apostolado na República Centro-Africana há vinte anos, está muito preocupado pelos crescentes conflitos entre muçulmanos e cristãos. “Até o momento a convivência é boa; mas a chegada de rebeldes muçulmanos do Sudão e do Chade, que só falam árabe, causou muita destruição”. Nos episódios dos últimos dias, como é de costume nos ataques do Séléka, “nem uma só casa muçulmana foi incendiada. Inclusive se produziram vários casos — continua dizendo o Pe. Gazzera — em que jovens muçulmanos mostraram aos rebeldes os edifícios e centros que deviam incendiar e saquear. É como se o golpe de estado tivesse trazido à superfície o pior do coração humano”, lamenta o carmelita.

“É difícil dizer como a situação ficará — diz o missionário — É possível que lutas armadas voltem a ocorrer. Mas neste caso, a reconstrução dos edifícios e, sobretudo, a reconstrução interior das pessoas duraria anos. A população está amargurada, mas suporta com grande dignidade. Apesar de tudo, não se vê ódio nem cólera contra aqueles que estão produzindo esses estragos. Contudo, a população está desgastada, porque nada funciona. O Estado está ausente. Há medo pelo futuro e não se vê luz no fim do túnel; parece que ninguém escuta tudo isto e que não se faz nada para chegar a uma solução. Mas ao mesmo tempo, a fé é grande. A frase que mais se escuta é ‘NZAPA A YEKE’ – ‘Deus está aqui’”


fonte: http://ais.org.br

domingo, 22 de setembro de 2013

ALERTA GERAL !!! - EUA se preparando para uma mega-catástrofe!


Irmão em CRISTO, bendito o que vem em Nome do SENHOR.
Salve Maria.





Se a notícia abaixo for realmente iminente, pode-se agora entender o porque que JESUS e Maria estão nos pedindo para acordar mais cedo.








Sobre os caixões da F.E.M.A


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

A besta do Apocalipse quer dominar o mundo.

APOCALIPSE 17,

8. A Fera que tu viste era, mas já não é; ela deve subir do abismo, mas irá à perdição. Admirar-se-ão os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde o começo do mundo, vendo reaparecer a Fera que era e já não é mais.

9. Aqui se requer uma inteligência penetrante. As sete cabeças são sete montanhas sobre as quais se assenta a mulher.

10. São também sete reis: cinco já caíram, um subsiste, o outro ainda não veio; e quando vier, deve permanecer pouco tempo.

11. Quanto à Fera que era e já não é, ela mesma é um oitavo (rei). Todavia, é um dos sete e caminha para a perdição.

12. Os dez chifres que viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão por um momento poder real com a Fera.

13. Eles têm o mesmo pensamento: transmitir à Fera a sua força e o seu poder.

14. Combaterão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque é Senhor dos senhores e Rei dos reis. Aqueles que estão com ele são os chamados, os escolhidos, os fiéis.

15. O anjo me disse: As águas que viste, à beira das quais a Prostituta se assenta, são povos e multidões, nações e línguas.

16. Os dez chifres que viste, assim como a Fera, odiarão a Prostituta. Hão de despojá-la e desnudá-la. Hão de comer-lhe as carnes e a queimarão ao fogo.

17. Porque Deus lhes incutiu o desejo de executarem os seus desígnios, de concordarem em ceder sua soberania à Fera, até que se cumpram as palavras de Deus.

18. A mulher que viste é a grande cidade, aquela que reina sobre os reis da terra.




NOTA: no final do vídeo vem aquela idéia mundana de revolução e até de pegar em armas.
B.A.B.O.S.E..I.R.A
A única arma que irá nos salvar conforme Nossa Senhora sempre falou em suas aparições: é o TERÇO! _________________________________________________


Irmãos em CRISTO tudo vem se cumprindo como está no "script" de uma grande plano diabólico para destruir todos os valores cristãos e dominar o mundo sob o julgo do antiCRISTO.

Sabemos que DEUS permite tais eventos e tramas macabras desses homens perdidos, para se cumprir o que está escrito na Sagrada Escritura.

Pouca, mas muito pouca coisa falta para o antiCRISTO se proclamar "vencedor e soberano" do mundo, quando tiver de posse dos países produtores de petróleo e criar a moeda única.

Logo em seguida será obrigatório o chip, a marca da besta.

Estejam em oração todos os dias e não vacilem!

DEUS está conosco e devemos confiar e ter fé em Sua Promessa de que: todos os fios de nossos cabelos estão contados.

Nada de mal irá acontecer aos filhos da Luz.

Mas o antiCRISTO não terá piedade e para alcançar seus fins fará de tudo para isso, nem que isto custe a vida de bilhões de pessoas.

Bilhões que estarão antenadas com tudo que o mundo oferece, inclusive o chip.

Estejam alertas, pouca coisa falta para acontecer.

Tudo por JESUS, nada sem Maria!!

Bendito o que vem em nome do SENHOR!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Filha dá de dedo na cara da mãe.



E ainda ameaça de morte.

Isso mostra o quanto algumas famílias estão desestruturadas e vivem sob a ótica do ódio.

Uma cultura marcada pelo consumismo, imediatismo e onde as leis favorecem o infrator.

Fim dos tempos.

Tempo do antiCristo.






Tempo de apostasia.

Em Jacareí (SP), mãe chama a Polícia e acusa a filha de ameaçá-la com uma faca. Veja 


Tempo sem piedade e a violência é como está escrito no Evangelho::





São Lucas, 12


52. Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três;

53. estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.

54. Dizia ainda ao povo: Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: Aí vem chuva. E assim sucede.

55. Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor. E assim acontece.

56. Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Seja feita a vontade de DEUS.


Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no Céu



43. — O Espírito Santo produz em vós um terceiro dom, chamado dom de Ciência.

O Espírito Santo não produz nos bons somente o dom do Temor e o dom da Piedade que, como vimos atrás (n° 34), é um amor delicado por Deus. O Espírito Santo torna o homem sábio.
Davi pedia o dom da ciência no Salmo 118, 66, dizendo: Ensinai-me a bondade, a doutrina e a ciência. E é esta ciência do bem viver, que nos ensina o Espírito Santo.

Entre as disposições que contribuem para a ciência e a sabedoria do homem, a mais importante é aquela que faz com que o homem não se apóie em si mesmo. Não te estribes em tua prudência, recomenda o livro dos Provérbios (3, 5). Com efeito, os que confiam em seu próprio julgamento, a ponto de não se fiarem senão em si mesmos e não nos outros, são considerados como insensatos, e verdadeiramente o são. Declara o livro dos Provérbios (26, 12): Mais se deve esperar de um ignorante do que de um homem que é sábio a seus próprios olhos.

Um homem não confia em seu próprio julgamento se é humilde, pois, ensinam os Provérbios (11, 2): onde há humildade, aí há igualmente sabedoria. Os orgulhosos ao contrário, põem em si toda confiança.

44. — Assim sendo, o Espírito Santo nos ensina, pelo dom de Ciência, a não fazer a nossa vontade, mas a vontade de Deus. E também quando pedimos a Deus, que Sua vontade se faça no céu, como na terra, manifesta-se O dom de Ciência.

Quando dizemos a Deus: Seja feita a vossa vontade, é como se fôssemos doentes que aceitam o remédio amargo, prescrito pelo médico. O doente não quer tal remédio, mas aceita a vontade do médico, do contrário, seguindo só sua vontade, seria um insensato. Da mesma maneira, não devemos pedir a Deus nada além do Seu querer, isto é, a realização de Sua vontade em nós.

O coração do homem é reto, quando está de acordo com a vontade divina, assim como fez o Cristo: (Jo 6, 38): Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d' Aquele que me enviou.

Cristo, enquanto Deus, tem uma só vontade com o Pai, mas enquanto homem tem sua vontade distinta da vontade do Pai. Foi falando desta vontade que declarou: não faço a minha vontade, mas a de meu Pai. E por isso nos ensinou a rezar e a pedir: «seja feita a vossa vontade».

45. — Mas qual é a razão de ser desta oração: «Seja feita a vossa vontade?»

Não se diz a Deus, no Salmo 113 (v. 3): Tudo quanto quis, fez? Se Deus faz tudo que quer no céu e na terra, porque diz Jesus: Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu?

46. — Para compreender a causa deste pedido é preciso saber que Deus quer para nós três coisas que realizamos nesta oração.

a) Em primeiro lugar, Deus quer que tenhamos a vida eterna. Quando alguém faz alguma coisa visando um determinado fim, quer que ela atinja tal fim. Ora, Deus não fez o homem sem um fim determinado. Diz o Salmo (88, 48): acaso criastes em vão todos os filhos dos homens? Deus criou os homens, para um fim que não são as volúpias, pois estas também as têm os animais. Deus quis que o homem alcançasse a vida eterna. (cf. Jo. 3, 16; 10, 10).

47. — Quando alguma coisa atinge o fim para que foi feita, diz-se que está salva; quando não atinge, diz-se que está perdida. Ora, o homem é feito por Deus para a vida eterna. Quando ele chega lá, está salvo; e esta é a vontade de Deus para ele. Esta é a vontade do Pai que me enviou: que o que vir o Filho e crer nele, tenha a vida eterna. (Jo 6, 40).

Esta vontade já se cumpriu nos anjos e santos, que vivem na pátria celeste, pois vêem a Deus, o conhecem e gozam dele. Mas nós desejamos que, assim como a vontade de Deus se cumpre nos Bem-aventurados que estão no céu, se cumpra também em nós que estamos na terra. Por isso pedimos na oração: «Seja feita a vossa vontade» em nós, que estamos na terra, como nos Santos, que estão no céu.

48. — b) Quanto a nós, Sua vontade é que cumpramos Seus mandamentos. Quando alguém deseja um bem, quer não só este bem, como os meios para obtê-lo. Também o médico, para conseguir a saúde do doente, quer a dieta, os remédios e outras coisas desse gênero.

Ora, Deus quer que tenhamos a vida eterna.

Ao moço que lhe pergunta: Que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Jesus responde: Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos (Mt 19, 17).

São Paulo escreve, a esse propósito, aos Romanos (12, 19): E não vos conformeis com este mundo, mas reformai-vos com um espírito novo, para que experimenteis qual é a vontade de Deus, boa, agradável e perfeita.

A vontade de Deus é boa porque é útil. Sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil. (ls 48, 17).

É agradável para aqueles que a amam. Se a vontade de Deus não é grata aos que não a amam, para os que a amam é deliciosa. A luz nasceu para os justos, a alegria para os retos de coração, diz o Salmista (Sl 96, 11 ).

A vontade de Deus é também perfeita, porque é uma bondade superior a tudo. Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito, prescrevia Jesus (Mt 5, 48).

Assim, quando dizemos, «Seja feita a vossa vontade», pedimos a graça de observar os mandamentos de Deus.

Ora, a vontade de Deus se cumpre nos justos, mas ainda não nos pecadores. Os justos são designados pelo céu e os pecadores pela terra.

Pedimos, pois que a vontade de Deus seja feita na terra, isto é nos pecadores, como é feita no céu, nos justos.

49. — Notemos que Jesus, com o próprio modo de formular o terceiro pedido do «Pai nosso» nos dá um ensinamento:

Jesus não nos faz dizer a nosso Pai: «fazei a vossa vontade», nem tão pouco, «que nós façamos a vossa vontade», mas sim: «Seja feita a vossa vontade».

Com efeito, duas coisas são necessárias para alcançarmos a vida eterna: a graça de Deus e a vontade do homem.

Apesar de Deus ter criado o homem sem chamá-lo a cooperar na criação, não o justifica, no entanto, sem a cooperação dele. «Aquele que te criou sem ti, não te justificará sem ti» diz Santo Agostinho, em seu comentário sobre São João. Realmente, Deus quer esta cooperação do homem. Convertei-vos a mim, e eu me converterei a vós, diz Ele em Zacarias (1,3); e São Paulo escreveu: (1 Cor 15, 10) Pela graça de Deus sou o que sou e sua graça não tem sido vã em mim.

Não sejais presumidos, mas confiai na graça de Deus; não negligencieis o vosso esforço, mas trazei vossa cooperação.

É por isso que Jesus não nos manda dizer «que nós façamos a vossa vontade», do contrário pareceria que a graça de Deus não tem nada para fazer. Também não prescreve «Fazei a vossa vontade», senão pareceria que nossa vontade e nosso esforço não servem para nada.

Mas Jesus nos faz dizer: Seja feita a vossa vontade, pela graça de Deus, à qual juntamos nosso trabalho e nosso esforço.

50. — c) em terceiro lugar, Deus quer que sejamos restabelecidos no estado e na dignidade em que foi criado o primeiro homem. Dignidade e estado tão elevados que seu espírito e sua alma não sentiam qualquer oposição da parte da carne e da sensibilidade.

Enquanto a alma foi submissa a Deus, a carne foi submissa ao espírito e tão perfeitamente que não experimentou nem a corrupção da morte nem a alteração da doença e das outras paixões.

Mas a partir do momento em que o espírito e a alma, que estavam entre Deus e a carne, se rebelaram contra Deus, pelo pecado, também o corpo se rebelou contra a alma e começou a ter doenças e a morrer, e sua sensibilidade continuamente se revoltou contra o espírito. O que faz com que São Paulo diga: (Rm 7,23). Sinto nos meus membros uma outra lei, que repugna à lei do meu espírito. E (Gl 5, 17) A carne tem desejos contra o espírito e o espírito contra a carne. Assim há uma guerra incessante entre o espírito e a carne; o homem torna-se cada vez pior pelo pecado.

Deus quer que o homem seja restabelecido em seu primeiro estado, isto é, que não haja nada na carne que se oponha a seu espírito; o que São Paulo exprime assim (1 Ts 4, 3): Pois é essa a vontade de Deus: a vossa santificação.

51. — Ora, esta vontade de Deus, quanto ao nosso corpo, não pode realizar-se nesta vida. Ela se realizará na ressurreição dos santos, quando seus corpos ressuscitarão gloriosos, incorruptíveis e esplêndidos, segundo a palavra do Apóstolo (1 Cor 15,43): Semeia-se na vileza, mas o corpo ressuscitará na glória.

No entanto a vontade de Deus se realiza aqui em baixo, no espírito dos justos, por sua justiça, ciência e vida. Assim, quando dizemos: «Seja feita a vossa vontade», pedimos ao Senhor que realize sua vontade também em nossa carne.

Segundo esta explicação, no pedido, «Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu», a Palavra céu designa nosso espírito e a palavra terra designa nossa carne. E o sentido deste pedido será: que vossa vontade seja feita na terra, isto é, em nossa carne, como é feita no céu, isto é, em nosso espírito, pela justiça.

52. — Este terceiro pedido nos faz chegar à bem-aventurança das lágrimas, que o Senhor nos fez conhecer no Sermão da Montanha (Mt 5, 5): Bemaventurados os que choram, porque serão consolados. É fácil demonstrá-la retomando os três pontos de nossa explicação.

Primeiramente, Deus quer para nós e nos faz desejar a vida eterna. Por esse amor à vida eterna, somos levados a derramar lágrimas. Ai de mim, canta o salmista, como é longo o meu exílio! (Sl 119,5). E esse desejo de vida eterna, entre os santos, é tão forte que os faz aspirar à morte, se bem que, em si mesma, ela seja objeto de aversão. Nós preferimos deixar este corpo e estar presentes no Senhor (2 Cor 5,8).

Em segundo lugar, os que guardam os mandamentos de Deus, para obedecer à vontade de Deus, estão também na aflição, porque, se os preceitos são doces para a alma, são amargos para a carne, pois a mortificam. Falando da carne, e também de suas almas, o Salmista diz dos justos (Sl 125, 5): Semearam em lágrimas, com alegria ceifarão.

Em terceiro lugar, falamos da luta incessante entre nossa carne e nosso espírito. Luta essa que é, igualmente, objeto de nossas lágrimas. É impossível que neste combate a alma não receba alguns ferimentos da parte da carne, ao menos os dos pecados veniais. A obrigação de expiar estas faltas é razão de lágrimas. Salmo 6,7: Todas as noites, isto é, na obscuridade de meus pecados, regarei o meu leito, isto é minha consciência. Os que choram assim, alcançarão a pátria. Que Deus se digne de nos conduzir a ela.